História

O que Santa Maria seria sem as universidades?

Marcelo Martins

"

Durante muito tempo, Santa Maria foi conhecida como ¿cidade ferroviária¿. Entre meados dos séculos 19 e 20, no embalo dos trilhos dos trens, tivemos transformações significativas na economia, sociedade, cultura e também na política local. 

Com a vinda de trabalhadores ferroviários, a cidade experimentou uma nova dinâmica com a diversificação de setores produtivos, da saúde e da educação, sem falar de novas linhas para a arquitetura local, com o surgimento de bairros e vilas operárias, como a Vila Belga, hoje um patrimônio histórico e cultural. 

Porém, na década de 1950, o desenvolvimento local teve uma alteração no seu traçado. Após uma estagnação do setor ferroviário em nível nacional, os vagões do crescimento descarrilaram e saímos dos trilhos. 

Os ventos que sopraram naquele momento fizeram com que o maior município da Região Central buscasse um novo caminho a trilhar: o da educação. Em pouco tempo, Santa Maria, que fica a menos de 300 quilômetros da Capital gaúcha, passaria a ser conhecida como Cidade Universitária. 

Foto: Arte DSM / Arte DSM
"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

3 são presos e 2 são apreendidos em operação contra o tráfico em Restinga Seca

Próximo

VÍDEO: nédicos são flagrados trabalhando menos do que a carga horária em postos de Santa Maria

Geral